quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como organizar, dar inicio e terminar uma Roda de contação de História!

Bom pessoal, existe todo um ritual antes de darmos inicio a uma Roda de contação de História. Por vários motivos, vou citar alguns que são os que acho mais importante:



  1. Escolha da História;


  2. Preparação do local;

  3. Preparação das Crianças .


Agora vamos falar de cada uma dessas etapas:



  • A Primeira etapa( Escolha da História) é muito importante pois a historia deve ser escolhida de acordo com a faixa hetária da criança, segue abaixo os estados psicologicos das crianças para melhor orientação :


  1. O pré-leitor: categoria que abrange duas fases. Primeira infância (dos 15/17 meses aos 3 anos) A criança inicia o contato com o mundo em volta de si, pelo contato afetivo e o tato. A partir da percepção da criança com o meio em que vive, é possível estimulá-la oferecendo-lhe brinquedos, álbuns, chocalhos musicais. Quais ela pode manuseá-los e nomeá-los e com a ajuda de um adulto, relacioná-los propiciando situações simples de leitura. Segunda infância (a partir dos 2/3 anos) É o início da fase egocêntrica. Está mais adaptada ao meio físico e aumenta sua capacidade e interesse pela comunicação verbal. Interessa-se por atividades lúdicas, como brincar com o livro, o que para ela será mais importante e significativo. Livros para esta idade, seriam aqueles que propõem humor, expectativa ou mistério.

  2. -O leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos) Essa é a fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda não sabe , precisa da ajuda do adulto. Para esta idade, os livros devem ser de linguagem simples, com inicio, meio e fim. Com muitas imagens e personagens que apresentem comportamento como: bom, mau forte fraco, feio e bonito, a historia deve ser engraçadas, para atrair o leitor.

  3. -O leitor-em-processo (a partir dos 8/9anos) A criança já consegue combinar a leitura. Desenvolve-se facilmente, operações mentais já não são tão difíceis, e adora desafios colocados para ela. Este leitor se atrai por textos de humor, situações inesperadas e o imaginário também o agrada. Os livros a esta fase devem apresentar imagens e textos escritos em frases simples, de comunicação direta e objetiva. O tema poderá ser um conflito, que deixará o texto mais emocionante com a solução do problema.

  4. O leitor fluente (a partir dos 10/11 anos) Agora que o leitor já esta firme, já é capaz de maior concentração, compreender o mundo apresentado no livro. É na fase da pré-adolescência que o leitor se reconhece como inteligente e capaz de arcar com as conseqüências, mas, pode passar também por um desequilíbrio egocêntrico. Gosta de histórias de valores políticos e éticos, por heróis ou heroínas que lutam por um ideal. Preferem textos que apresentam jovens em busca de espaço no meio em que vivem as imagens ainda é um elemento forte de atração. Atraem-se por mitos e lendas, policiais, romances e aventuras. O que mais os agradam são os contos, as crônicas e as novelas.

  5. -O leitor crítico (a partir dos 12/13 anos) agora total é o domínio da leitura e escrita. Capacidade de reflexão, pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo aumentam cada vez mais. O adolescente reflete muito, como fazer ou saber. È um leitor crítico e continua se interessando pelos tipos de leitura da fase anterior, é necessário salientar sobre a importância dos conceitos básicos da teoria literária.


  • Na segunda etapa( preparação do local) é necessário que se atente para melhor garantir a segurança e o conforto das crianças. Por exemplo: Se a Roda de Contação ocorrerá na sala de aula, deve-se afastar as cadeiras de modo que não atrapalhe no momento do aquecimento com as crianças, deve-se trazer um tapete ou almofadas para as crianças sentarem, tudo o que possa tornar esse momento ainda mais agrádavel.

  • Já na terceira etapa( Preparação das Crianças) é onde deve ser feito alguma dinâmica, brincadeira ou jogo para que as crianças possam extravasar suas energias, esse momento pode ser acompanhado de musica, e também deve-se lembrar que sempre é bom fazer Dinâmicas, brincadeiras e jogos que tenham o mesmo tema da História a ser contada ou ao menos algo parecido.

Hora da História


Depois de passar por todo o processo descrito acima, chega a hora de começar a contação, ai vão algumas dicas para os(as) contadores(as) de História:




  • Antes de tudo lembre de aquecer sua voz, nos podemos até achar que não é preciso mais pode confiar é preciso sim, afinal nossa voz é um de nosso instrumentos primordiais nesta hora;`


  • É importante lembrar também da intonação de nossa voz, ou seja temos que dar vida aos personagens com nossa voz, ai você pode se perguntar, mais como? a resposta é : diferencie as vozes dos personagens para que as crianças possam reconhece-los pelo tom da sua voz, isso você vai pegando com o tempo, apesar de todos nos já sabermos fazer isso é só lembrar do jeito que falamos com os bebês e os animais de estimação,rsrsrsrs já é um bom começo ?


  • Não prolongue de mais a história as crianças costumas ficar impacientes com isso, Porém existem algumas histórias mais longuinhas, então se algum baixinho começar a ficar impaciente você pode chama-lo a atenção, mais não é repreendendo a criança não, essa repreensão que eu citei é assim: Você pode sentar perto dele, virar-se pra ele no momento da contação ou as vezes um olhar apenas basta para acalmar a criança. É preciso lembrar de como eu já citei jamais brigar, falar auto, puxar pelo braço ou qualquer outro tipo de bronca, devemos entender que a criança e assim mesmo, hora esta ali presente ouvindo a história e hora esta no mundo da imaginação.


  • Quando terminarmos a contação é hora de fixarmos a história. E como se faz isso? Isso se faz com as "Perguntas Orientadoras". E o que são " Perguntas Orientadoras"? São Perguntas sobre a História contada mais que envolvam a "moral" da história os questionamentos existentes na trama, darei um exemplo com perguntas usadas por mim na contação da história João Jiló: O que vocês acham do João ter desobedecido a mãe dele?; Foi certo o João ter matado o Passárinho? Por que?;...


  • Uma dica que eu sempre uso é sempre terminar a contação com uma atividade lúdica, sempre trabalhando em cima do tema da História. Essas atividades podem ser: Desenhos, dobradura, pinturas, colagens..... e depois é ótimo fazer um lindo mural em um local que esteja sempre a vista dos baixinhos assim sempre que eles passarem lembraram da hora da História e ficaram ansiosos para o próximo encontro.


Espero que tenha podido ajudar com essas dicas, são as que eu sempre uso, mais qualquer duvida é só postar um comentário ou mandar um email que eu respondo!


Beijokas !!


2 comentários:

  1. Olá, passei para retribuir a sua visita, fique na paz do Senhor, beijo s
    Luciana

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  2. Muito bom amei senti até vontade de fazer um curso de contação de historia

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